É preciso construir dentro da área educacional um sistema que promova a
inclusão do aluno com deficiência intelectual, mostrar que é possível desenvolver
atividades que promovam a capacidade cognitiva desses alunos.. É necessário proporcionar a aprendizagem que contribua para o seu desenvolvimento, em que a criança pode imaginar, criar e interagir com o próximo.
Muitos métodos estão sendo usados como recursos didáticos e, entre essas
metodologias, destaca-se o uso dos jogos, instrumento por meio do qual o educador pode
estimular o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual.
Os jogos têm como objetivo promover o desenvolvimento em todas as áreas do
conhecimento, resgantando o prazer pelo aprender, inserindo o aluno com deficiência
intelectual no contexto escolar e contribuir para sua formação.
Passa a bola
Objetivo da atividade:
. Trabalhar a socialização;
. Trabalhar lateralidade;
. Estimular a motricidade, atenção, coordenação;
Sugestão para
aplicabilidade:
Ao som de uma musica os alunos vão passando os objetos para
direita depois para esquerda, segue essa dinâmica várias vezes alternando os lados.
Descrição:
Copos plásticos, latinhas, bolas
de jornal ou qualquer outro objeto que possa ser passado de aluno para aluno;
Intervenções:
O professor do AEE poderá intervir
para ressaltar a importância da atenção no momento da atividade e fora dela.
Também poderá enfatizar a importância da integração entre as pessoas para a
realização de qualquer atividade.
Quatro em linha
Objetivo da atividade:
. Estimular a percepção visual e a
coordenação motora;
. Estimular a visão Estratégica;
. Estimular a agilidade Mental;
. Estimular a atenção.
. Estimular a visão Estratégica;
. Estimular a agilidade Mental;
. Estimular a atenção.
Sugestão para aplicabilidade:
. Colocar
4 fichas da mesma cor em sequência, na
horizontal, vertical ou diagonal.
Descrição:
. Cada
jogador na sua vez coloca a ficha da sua
cor em qualquer uma das aberturas do tabuleiro. O primeiro jogador que formar a sequencia de 4
fichas ganha a partida.
Intervenções:
O professor do AEE poderá intervir no momento que o aluno não planejar, ou seja, não estiver a visão estratégica da situação, estimulando-o a pensar antes de tomar decisões. Como também pode intervir ressaltando a necessidade da atenção e da concentração.
O professor do AEE poderá intervir no momento que o aluno não planejar, ou seja, não estiver a visão estratégica da situação, estimulando-o a pensar antes de tomar decisões. Como também pode intervir ressaltando a necessidade da atenção e da concentração.
Excelente escolha, Lindamar, o lúdico para estes educandos faz toda a diferença, o brincar auxilia estas crianças a estabelecer uma relação com o mundo real e a construir novos conceitos.
ResponderExcluirUm abraço
Lindamar, os jogos são ótimos recursos que devemos utilizar para favorecer o aprendizado dos nossos alunos que apresentam deficiência intelectual, Os jogos que você apresentou trabalham a coordenação, concentração e a socialização, Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirGostei muito das sugestões, pois estimulam a pensar e criar estratégias, além de favorecer a socialização e o trabalho em grupo, trazendo à consciência a importância do outro. Parabéns.
ResponderExcluirParabéns pela sua dedicação nas atividades propostas.
ResponderExcluirLindamar, gostei muito das sugestões que você selecionou. Os jogos possibilitam a criança, seja ela Deficiente Intelectual ou não, a sua aproximação com o conhecimento de forma prazerosa. Com certeza é uma estratégia funcional, parabéns!!!
ResponderExcluirAna Cristina