domingo, 13 de outubro de 2013

jogos e atividades que poderão favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual



      É preciso construir dentro da área educacional um sistema que promova a 
inclusão do aluno com deficiência intelectual, mostrar que é possível desenvolver 
atividades que promovam a capacidade cognitiva desses alunos.. É necessário proporcionar a aprendizagem que contribua para o seu desenvolvimento, em que a criança pode imaginar, criar e interagir com o próximo. 
      Muitos métodos estão sendo usados como recursos didáticos e, entre essas 
metodologias, destaca-se o uso dos jogos, instrumento por meio do qual o educador pode 
estimular o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual. 
      Os jogos têm como objetivo promover o desenvolvimento em todas as áreas do 
conhecimento, resgantando o prazer pelo aprender, inserindo o aluno com deficiência 
intelectual no contexto escolar e contribuir para sua formação.


Passa a bola


Objetivo da atividade:
. Trabalhar a socialização;
. Trabalhar lateralidade;
. Estimular a motricidade, atenção, coordenação;

Sugestão para aplicabilidade:
Ao som de uma musica os alunos vão passando os objetos para direita depois para esquerda, segue essa dinâmica várias vezes  alternando os lados.

Descrição:
Copos plásticos, latinhas, bolas de jornal ou qualquer outro objeto que possa ser passado de aluno para aluno;

Intervenções:

O professor do AEE poderá intervir para ressaltar a importância da atenção no momento da atividade e fora dela. Também poderá enfatizar a importância da integração entre as pessoas para a realização de qualquer atividade.




Quatro em linha



Objetivo da atividade:

. Estimular a percepção visual e a coordenação  motora;
. Estimular a visão  Estratégica;
.  Estimular a agilidade Mental;
. Estimular a atenção.
 

Sugestão para aplicabilidade:

. Colocar 4 fichas da mesma cor em sequência, na  horizontal, vertical ou diagonal. 

Descrição:

Cada jogador na sua vez  coloca a ficha da sua cor em qualquer uma das aberturas do tabuleiro. O  primeiro jogador que formar a sequencia de 4 fichas ganha a partida.

Intervenções:

O professor do AEE poderá intervir no momento que o aluno não planejar, ou seja, não estiver a visão estratégica da situação, estimulando-o a pensar antes de tomar decisões. Como também pode intervir ressaltando a necessidade da atenção e da concentração.







5 comentários:

  1. Excelente escolha, Lindamar, o lúdico para estes educandos faz toda a diferença, o brincar auxilia estas crianças a estabelecer uma relação com o mundo real e a construir novos conceitos.
    Um abraço

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  2. Lindamar, os jogos são ótimos recursos que devemos utilizar para favorecer o aprendizado dos nossos alunos que apresentam deficiência intelectual, Os jogos que você apresentou trabalham a coordenação, concentração e a socialização, Parabéns pela postagem!

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  3. Gostei muito das sugestões, pois estimulam a pensar e criar estratégias, além de favorecer a socialização e o trabalho em grupo, trazendo à consciência a importância do outro. Parabéns.

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  4. Parabéns pela sua dedicação nas atividades propostas.

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  5. Lindamar, gostei muito das sugestões que você selecionou. Os jogos possibilitam a criança, seja ela Deficiente Intelectual ou não, a sua aproximação com o conhecimento de forma prazerosa. Com certeza é uma estratégia funcional, parabéns!!!
    Ana Cristina

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