As estratégias e recursos de baixa tecnologia tem o intuito
de apoiar os alunos com TGD em seu desenvolvimento de habilidades
comunicacionais e na sua interação social.
Os recursos discorridos abaixo podem ser utilizados com
pessoas com transtorno Global do Desenvolvimento-TGD e podem ser aplicados com
pessoas de 03 a 15 anos de idade, em sala de aula, AEE, Biblioteca ou ainda
sala de informática ou em casa com a família.
Prancha com símbolos PCS
Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos
gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os
símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes
ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber);
substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e
adjetivos (quente, frio e gostoso). O professo do AEE pode ir auxiliando o
aluno na expressão de seus desejos e assim ir estabelecendo uma forma de
comunicação com o aluno.
Cartões de comunicação
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com
símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados
por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor
de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões
sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos,
(visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o
símbolo "desenhar"); laranja são os substantivos (visualiza-se o
símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo
"gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas
categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").
O professor do AEE
pode apresentar esses símbolos ao aluno sempre que o aluno precisar expressar
alguma informação contida ali, ou sempre que eles forem fazer alguma atividade
contida no cartão, assim o aluno entenderá qual o momento de cada atividade ou
qual comportamento é mais adequado para aquele momento.
A utilização dos cartões de comunicação facilita a rotina diária do aluno com TGD devido as suas necessidades especificas. A partir da utilização desses cartões a criança pode transmitir as suas necessidades e sentimentos que não conseguem expressar.
ResponderExcluirUm abraço!
Linda, você está no caminho certo! Parabéns e continue assim!!!
ResponderExcluir