quarta-feira, 4 de junho de 2014

Recursos e estratégias em baixa tecnologia que apoiam e ajudam r o aluno com TGD em seu desenvolvimento

As estratégias e recursos de baixa tecnologia tem o intuito de apoiar os alunos com TGD em seu desenvolvimento de habilidades comunicacionais e na sua interação social.
Os recursos discorridos abaixo podem ser utilizados com pessoas com transtorno Global do Desenvolvimento-TGD e podem ser aplicados com pessoas de 03 a 15 anos de idade, em sala de aula, AEE, Biblioteca ou ainda sala de informática ou em casa com a família.

Prancha com símbolos PCS


Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso). O professo do AEE pode ir auxiliando o aluno na expressão de seus desejos e assim ir estabelecendo uma forma de comunicação com o aluno.

Cartões de comunicação


A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar"); laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").
 O professor do AEE pode apresentar esses símbolos ao aluno sempre que o aluno precisar expressar alguma informação contida ali, ou sempre que eles forem fazer alguma atividade contida no cartão, assim o aluno entenderá qual o momento de cada atividade ou qual comportamento é mais adequado para aquele momento.


2 comentários:

  1. A utilização dos cartões de comunicação facilita a rotina diária do aluno com TGD devido as suas necessidades especificas. A partir da utilização desses cartões a criança pode transmitir as suas necessidades e sentimentos que não conseguem expressar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Linda, você está no caminho certo! Parabéns e continue assim!!!

    ResponderExcluir