segunda-feira, 20 de maio de 2013


     EAD: Vencendo paradigmas

O ensino no Brasil é maioria presencial. Quando se fala em educação imaginamos uma sala de aula repleta de alunos, quadro, giz e professor. A Educação à distância nos remete a uma diferente forma - e ao mesmo tempo moderna - de adquirir conhecimento. E como tudo na vida tem lados opostos, face boa e face ruim.
Os textos: O que é um bom curso a distância?  E a Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line discorrem sobre o funcionamento de um curso a distância, seus pontos positivos e negativos e indicam caminhos que tanto os cursos à distância quanto os presenciais precisam percorrer para serem considerados bons.
No ensino completamente à distância perdemos o contato físico com nossos colegas, mas ganhamos a agilidade e maior aproveitamento de tempo para estudo. No ensino completamente presencial ganhamos a companhia de nossos colegas, mas ficamos presos a horários marcados para encontro de estudos. O ensino semi presencial nos proporciona momentos a distância e momentos de encontro presencial com nossos colegas, e essa forma de aprendizagem tem sido, na minha experiência, uma forma de quebrar paradigmas pois eu tinha preconceitos com esse meio de transmitir conhecimentos, ficava muito presa a forma tradicional de ensino, porém, hoje tenho visto de forma positiva, pois o curso tem se mostrado eficaz, com interação entre alunos e tutora virtuais e presenciais e atividades semanais compartilhada com toda turma.
Para superar possíveis dificuldades, que ainda não identifiquei, pretendo acessar a plataforma todos os dias para ficar bem informada, ler todos os textos e se houverem dúvidas, saná-las o mais rápido possível com a tutora.
Enfim, esse meio de estudo – EAD – tem se mostrado uma boa ferramenta de aprendizagem em minha vida, provavelmente ele tem conseguido juntar características positivas de um curso presencial e a distância e assim tornado significativo.

Li
 L

Um comentário: